Imagine uma festa junina de bairro. Dona Neide quer reunir a vizinhança no último sábado de junho, tem a ideia na cabeça e meia dúzia de voluntários. Alguém diz “vamos fazer um projeto”, outro fala em “gestão cultural” e um terceiro pergunta se aquilo já é “um projeto cultural” para mandar a um edital. Todo mundo usa as três expressões como se fossem a mesma. Não são. Essa festa, um exemplo fictício, serve para mostrar a diferença.

Gestão de projetos: o como
A gestão de projetos nasceu na engenharia. Segundo Thiry-Cherques, o modelo de hoje tem quatro raízes: a engenharia, os projetos de desenvolvimento econômico, o planejamento europeu por objetivos e os projetos de investimento. O PMI, Instituto de Gerenciamento de Projetos, é a instituição mais conhecida ligada à raiz da engenharia. Sua história está em PMBOK na produção cultural.
Pela definição mais usada, projeto é um empreendimento temporário para criar um produto, serviço ou resultado único. Tem começo e fim, é único em algum aspecto e precisa entregar algo. A definição é neutra quanto ao assunto: serve para uma ponte, um software ou uma festa. Ela não pergunta “vale a pena fazer?”. Pergunta: “já está decidido, como entregar no prazo, no custo e com qualidade?”.
Dizendo de outro jeito: gerenciar um projeto é aplicar conhecimentos, habilidades e técnicas para executá-lo de forma efetiva, dentro do que foi combinado. Na festa da Dona Neide, é a gestão de projetos que responde: quem monta as barracas, quanto custa o som, o que precisa estar pronto na sexta, o que fazer se chover.
Sabbag traz um contraste útil. Para ele, o empreendedor não é um herói, e sim um gestor cujos métodos, mesmo intuitivos, diferem do administrador tradicional, que trabalha com processos contínuos. Como opinião, muita gente que faz cultura se parece com esse empreendedor: opera por intuição e coragem, e pode ganhar muito ao somar um pouco de sistema.
Gestão cultural: o para quê e o com quem
O professor Luiz Augusto Rodrigues, da Universidade Federal Fluminense, liga a gestão cultural à ideia de mediação: entre os processos de produção de bens culturais e as pessoas envolvidas, estimulando a criação, a fruição e a coesão social. Ele a vê articulando cultura, economia e urbanismo, isto é, a relação das pessoas com os lugares onde vivem a cultura.
Villas-Boas dá o contorno prático e faz uma denúncia: no Brasil, pensa-se a cultura como se só os criadores morassem nela, sem lugar para quem planeja e administra. Por isso muitos projetos e espaços são tocados “no improviso”, “apagando incêndios”. Para ela, ferramentas de gestão trazem organização sem tirar o foco da criatividade.
Na festa, a gestão cultural pergunta outra coisa: por que ela importa para o bairro? Quem canta, quem cozinha, quem está de fora? A festa fortalece o vínculo entre vizinhos ou só cumpre agenda? Isso não se resolve com cronograma. É uma pergunta de sentido, e quem a faz precisa conversar com a vizinhança, a igreja, a escola, a associação de moradores e quem mais fizer parte do lugar.
Projeto cultural: o que se faz
Thiry-Cherques, autor de um manual clássico de modelagem de projetos culturais, entende cultura como o conjunto de realizações, instituições e hábitos de um grupo. Para ele, projetos culturais são iniciativas voltadas à ação sobre objetos reais e ideais que expressam valores, sentimentos e conhecimentos significativos para determinado grupo social.
E ele alerta: projeto técnico não é vontade difusa nem boa intenção. “Valorizar a tradição junina do bairro” é uma ambição. Vira projeto quando tem objetivo identificável, resultado em custo, prazo e qualidade, começo e fim. Ele critica dois vícios: preencher formulário sem ter a ideia trabalhada e montar projetos a partir de realizações passadas ou da indicação de um financiador, sem olhar o contexto. Resultado: documentos bonitos, projetos frágeis. Se Dona Neide copiasse o texto do edital do ano anterior só porque o dinheiro existe, cairia no segundo vício.
Rodrigues (2011), outra autora, vê o projeto como projetar-se, lançar-se adiante, e o compara à modelagem: o produtor molda a matéria cultural, e o projeto deve ser forma dinâmica e maleável, não fôrma rígida. É um recado para os dois lados: quem ama planilha precisa deixar espaço à invenção, e quem ama improviso precisa aceitar que a invenção também merece método.
Lado a lado
| Gestão de projetos | Gestão cultural | Projeto cultural | |
|---|---|---|---|
| Pergunta central | Como entregar no prazo, no custo e com qualidade? | Para quê, para quem e com quem? | O que será feito e com que resultado? |
| Na festa junina | Cronograma, orçamento, escala de voluntários | Quem participa e que vínculo a festa cria | A festa descrita com objetivo, prazo e resultado |
| Risco típico | Virar burocracia | Ficar só no discurso | Virar formulário bem escrito sem projeto real |
Quadro-resumo (opinião), elaborado a partir dos autores citados.
Por que o produtor estranha
Thiry-Cherques explica parte do estranhamento: muitos instrumentos dos manuais pedem cálculo sofisticado, outros padronizam condutas e ignoram diferenças culturais, outros custam caro demais para projetos pequenos. Existe um “mito da gestão inacessível”: a ideia de que ferramentas gerenciais são difíceis demais e não servem à cultura. Em versão leve, muitas técnicas do PMBOK e da engenharia de produção podem ser úteis ao produtor, desde que adaptadas ao tamanho do projeto.
O caminho do meio
A conclusão não é “adote tudo” nem “esqueça tudo”. É escolher o que serve a cada projeto. Dona Neide pode começar assim:
- Uma frase de objetivo. O que a festa entrega e como saber que deu certo.
- O mínimo que dá segurança. Escopo, cronograma, orçamento, riscos e quem precisa saber o quê.
- Espaço para a invenção. Rigor no que é crítico e folga para o que a criação pede.
Duas caixas de ferramentas completam a série: o PMBOK na produção cultural e o EMBOK, o guia de gestão de eventos. Depois, um terceiro texto mostra como usar as duas sem engessar, em sinergia, e não como regra rígida.
Em resumo
Gestão de projetos é o como entregar. Gestão cultural é o para quê e o com quem. Projeto cultural é o que se faz. Na festa junina fictícia, uma cuida do cronograma, outra do vínculo com o bairro, e a terceira transforma a ideia em algo que uma comissão consegue avaliar. Ferramenta é meio, e não fim.
ProduPlay · Produção cultural com método e linguagem clara.